segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tenda da Lua & TPM

        Boa noite, nesta linda noite de Lua Cheia...

        Mais um ciclo da natureza agindo, mais uma fase... Observando o nascer da Lua de hoje, lembrei do texto que a coordenadora Cris me disponibilizou sobre a "Tenda da Lua" e a ligação com os ciclos femininos nos rituais dos índios norte-americanos. Este texto serviu para mim, como uma grande lição sobre o verdadeito sentido da minha ultima e intensa TPM que tive, e que, agora, quero compartilhar com vocês mulheres:

            Créditos da fotografia: Meu querido pai, "Natus".
                                       " Para os antigos egípcios, o Sol simbolizava o Homem, e a Lua era a Mulher".
                                            (citação da bailarina e mestra Shahrazad, 2002)

       "Segundo o texto de Jamie Sams "As Cartas do Caminho Sagrado" (Editora Rocco / RJ, 1997), a Tenda da Lua é o lugar da mulher. É lá que as mulheres se reúnem durante o seu período menstrual para ficarem juntas e se sentirem em sintonia com as mudanças ocorridas em seus corpos. Há muito tempo atrás, durante essa época especial do ciclo lunar, as mulheres eram afastadas das tarefas domésticas, e recebiam permissão de se recolher à "Tenda da Lua". As mulheres não tinham a permissão de preparar comida, de dançar, de participar de Cerimônias ou partilhar qualquer atividade vital com os homens. Não interpretando de forma equivocada, essa tradição teve início porque as mulheres precisavam se reabastecer de energia durante seu período estéril. Considerando um alívio que um retiro destes poderia proporcionar a uma mulher moderna, e também a sua família, que é obrigada a conviver mensalmente com suas mudanças de temperamento. Contrapondo a ideia de que as mulheres eram consideradas 'sujas' neste período, mas, na verdade, isso era a mais alta honra que concedia às mulheres, ou seja, poder se retirar de suas obrigações para receber alimentação e os cuidados da Mãe Terra, assim, como ela própria tinha cumprido com sua responsabilidade de cuidar bem dos outros durante o resto do mês.
      Segundo estes ensinamentos dos índios, a nossa Avó Lua é quem tece a trama das marés (que é a água ou o sangue de nossa Mãe Terra), e os ciclos de uma mulher acompanham o ritmo desta fiação. Quando as mulheres vivem juntas num espaço em comum, seus corpos costumam a regularizar suas menstruações, e todas terminam tendo seu tempo lunar simultaneamente (e eu já comprovei porque divido casa com várias meninas há mais de 7 anos e nossos ciclos se regularizam mesmo tomando pílulas - ou não!). Este ritmo natural é um dos laços da fraternidade.
      As mulheres honram seu Caminho Sagrado quando se dão conta do conhecimento intuitivo inerente à sua natureza receptiva. Ao confiar nos ciclos de seus corpos e permitir que as sensações venham à tona dentro deles, as mulheres vão percebendo a utilizar mais os dons da intuição e da sabedoria, assim como, aprendem a respeitar mais o corpo e as próprias necessidades".
     No final do texto, o autor sugere uma aplicação para o nosso mundo prático e atual (pra não dizer "louco" e "estressante") em  que vivemos:  
  • Fazer uma pausa em nossas atividades;
  • Esta fase, (período estéril) é um momento de restaurar as energias e de poupá-las;
  • Procure ficar mais só e dar toda a atenção a si mesma; (vejo que as mulheres estão sempre pensando primeiro nas situações externas: No lar, no trabalho, na faculdade, nos filhos, e por ultimo com elas próprias);
  •  O retiro não é um ato de fraqueza; é um ato de força e coragem!
  •  No retiro (no sentido de se ouvir e de se cuidar mais), se consegue no presente, preparar bases sólidas para o futuro;
  • Verdadeiros milagres podem ocorrer em sua vida, se você se permitir um repouso, e se souber se encaminhar ao seu novo ponto de partida de forma suave e tranquila!
          Foi mais ou menos isto que aprendi ao ler este texto, uns dias depois de minha ultima e tensa TPM ... Sabe, estas de ficar chorando e se sentir imprestável,  sem o menor sentido? Não foi a famosa "cólica menstrual" que eu senti, mesmo porque a própria Dança Árabe o qual eu venho praticando, me ajuda muito a ter um organismo mais preparado quando chega esta fase. Eu tive um crise existencial mesmo, algo me incomodando no psíquico, o qual tudo passou quando a menstruação veio. Mas nada adianta ficar irritada neste ciclo. É a força da natureza nos dizendo que está tudo bem! Todas nós mulheres passamos por isso, umas mais fortes, outras menos, quase imperceptível... As mudanças de temperamento, os conflitos existencias que nesta fase se acentuam, podemos sim, reverter o quadro, para prestarmos toda a merecida atenção e o cuidado que nosso corpo precisa, afinal, o nosso corpo está nos chamando a atenção de fato! rsrs Sem mais ninguém por perto... cuide-se... apenas  você consigo mesma.... 

Boas TPMs à nós mulheres!!!
E aproveitem este Brilho da Lua pra descansar, pausar, refletir e renovar! Beijos!

Um comentário:

Unknown disse...

Shay,
Que delícia passar aqui pelo teu blog.
Quanta sensibilidade...
NAMASTÊ!
Grace